sexta-feira, 24 de maio de 2013

Artigo: Jornal do empreendedor - Porque lean startup muda tudo


O conceito lean startup mudou a maneira com que empreendedores e startups iniciam seus negócios. Esse é um dos motivos para o crescente lançamento de ideias brilhantes

O lançamento de um novo negócio, seja uma tecnologia startup, uma pequena empresa, ou uma iniciativa dentro de uma grande corporação sempre foi um tiro no escuro.
De acordo com as fórmulas aceitas dos negócios, o primeiro passo é escrever um plano de negócios, lança-lo para os investidores, montar uma equipe, apresentar um produto e começar a vender tão duro quanto você puder.
E em algum lugar dessa sequência de eventos, você provavelmente vai sofrer um grande revés. As probabilidades não estão com você: uma pesquisa do Shikhar Ghosh moutro à Harvard Business School que 75% de todas as startups fracassam.
Mas, recentemente, uma força de compensação importante emergiu, que pode tornar o sucesso da criação de uma empresa menos arriscado.
È uma metodologia denominada lean startup, que favorece a experimentação sobre o planejamento elaborado, feedback do cliente sobre o serviço e o design interativo na frente do projeto tradicional.
Embora a metodologia tenha poucos anos de idade, seus conceitos, como MVP e pivotganharam rapidamente espaço no mundo das startups e as escolas de negócios já falam em adaptar seus currículos para ensiná-las.
O movimento lean startup não foi totalmente adotado, e ainda é preciso sentir o seu impacto total.
Mas, à medida que suas práticas começam a espalhar, elas estão transformando a sabedoria convencional sobre o empreendedorismo e os conceitos que vem à cabeça das pessoas.
Novos empreendimentos de todos os tipos estão tentando melhorar suas chances de sucesso, seguindo seus princípios aprendizagem continua,
E, apesar do nome da metodologia, a longo prazo, alguns dos seus maiores retornos podem ser adquiridas pelas grandes empresas que estão abraçando esse conceito.

Nenhum comentário: